De origem humilde, Brás tem 66 anos e nasceu em Santo Antônio do Areião, no município de Conceição do Castelo, mas ainda criança mudou-se com a família para Cachoeiro de Itapemirim, indo morar no Bairro Vila Rica, onde reside até hoje.
Casado com a professora Sílvia Zagotto, Brás é pai de três filhos e orgulhoso avô de três netos. Começou a trabalhar aos 12 anos numa oficina de bicicletas e, mais tarde, tornou-se empreendedor abrindo a sua própria oficina.
Eleito vereador pela primeira vez em 1996, Brás está no sétimo mandato consecutivo, sendo presidente da Câmara por dois biênios (2021-2022 e 2023-2024). No início de sua trajetória na política, o parlamentar trabalhou muito pelo seu bairro, o Vila Rica, ajudando a transformá-lo em um dos melhores e mais estruturados de Cachoeiro. Ao longo dos anos, passou a trabalhar por toda Cachoeiro, lutando sempre pela segurança, educação, saúde e infraestrutura de todo o município. Em cada canto da cidade tem uma obra que Brás ajudou a conquistar.
Além de vereador, Brás já atuou como Secretário Municipal de Defesa Civil, de Interior e de Serviços Urbanos, além de ter sido presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Rica por cerca de dez anos.
Brás é ficha limpa: em quase trinta anos de política, nunca teve seu nome envolvido em nenhum tipo de irregularidade. Homem de decisão, com a ajuda do AA (Alcoólicos Anônimos), Brás está sóbrio há mais de 30 anos, e, ao lado de sua família, é considerado pela sociedade cachoeirense um exemplo de pessoa e de bom político, defensor do esporte, principalmente o futebol, como instrumento de inclusão social.